Estrutura de empacotamento compacto

Print
     Estrutura de empacotamento compacto é aquela na qual há o mínimo de desperdício de espaço. Os empacotamentos de esferas idênticas podem resultar em uma variedade de polítipos, sendo as mais comuns as seguintes estruturas:
   
     Empacotamento compacto hexagonal (ech)

   O empacotamento compacto com padrão de camada ABAB...  onde A simboliza camadas que têm esferas diretamente acima uma das outras e igualmente para B, origina uma estrutura com uma célula unitária hexagonal, e  é assim  denominado empacotamento compacto hexagonal.

 




 
 Veja uma animação do empacotamento compacto hexagonal

     Empacotamento compacto cúbico (ecc)

    O empacotamento compacto com padrão de camada ABCABC..., onde C simboliza camadas que possuem esferas diretamente acima uma das outras, mas não acima das camadas A ou B, corresponde a estrutura com uma célula unitária cúbica, e assim é denominado empacotamento compacto cúbico(ecc) ou, mais especificamente, cúbico de face centrada.

 


Veja uma animação do empacotamento compacto cúbico

    Mesmo sendo empacotamentos densos, restam espaços vazios entre os átomos, que são chamados interstícios. Estes interstícios podem ser ocupados por outros átomos menores em uma liga metálica, por exemplo.

     Existem dois tipos de interstícios:
 
 
Interstícios tetraédricos
 

Interstícios octaédricos