News
Print

Concepção, desenvolvimento e aplicação de Conteúdos Digitais para Ambientes de Aprendizagem: uma experiência no Curso de Graduação em Química

 

Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergente


Resumo:
Este projeto investiga o processo de concepção, desenvolvimento e implementação de conteúdos didáticos digitais para uso em disciplinas de um curso de graduação em Química.
Os conteúdos didáticos digitais desenvolvidos pelo grupo serão incorporados ao site e ficarão, gradativamente, à disposição dos alunos, após cada aula presencial, servindo como apoio aos tópicos abordados nas disciplinas, complementando-as e criando componentes de interatividade entre alunos, conteúdos disponibilizados e professores. A pesquisa busca analisar como, em que condições e em que grau, o desenvolvimento e uso das ferramentas, recursos e conteúdos digitais podem atuar como elementos potencializadores do processo de ensino e aprendizagem. Como resultados de pesquisa, pretende-se obter: um conjunto de informações relevantes sobre a implementação de conteúdos didáticos digitais como apoio à aula presencial; uma análise do processo de produção de conteúdos digitais; quais os tipos de recursos demonstram viabilidade e funcionalidade de implementação; e em que grau esses recursos melhoraram o processo de ensino-aprendizagem.