Pesquisa

GPIEQ - Grupo de Pesquisa Informática no Ensino de Química


Histórico
 
O grupo de pesquisa GPIEQ - Grupo de Pesquisa Informática no Ensino de Química, foi formado com o intuito de buscar a cooperação entre pesquisadores/professores com interesse na área de Novas Tecnologias aplicadas ao ensino de química. Tem como principal missão criar oportunidades e condições técnicas para o desenvolvimento de pesquisas nesta área. O grupo foi agregado em torno do laboratório do PROEN – Programa de Ensino, que dispõe de instalações e alguns recursos de Informática, os quais potencializam o desenvolvimento de pesquisas e de atividades nesta área.

 
O Instituto de Química de Araraquara - Unesp, apesar de possuir o curso de licenciatura em Química, não dispõe de um departamento específico voltado para o ensino, o que levou os professores interessados a desenvolver pesquisas na área educacional e estabelecer parcerias com outros pesquisadores nela envolvidos. O grupo atual é composto por professores e alunos do Instituto de Química de Araraquara-Unesp e alguns pesquisadores do programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-Unesp.

 
Principais objetivos:
  • Acompanhar o estado da arte na área de Novas Tecnologias Aplicada à Educação, buscando analisar possíveis e potenciais usos para o ensino de química;
  • Desenvolver referenciais, procedimentos e conteúdos digitais para aplicação na área de ensino de química.
  • Desenvolver projetos que busquem investigar e aplicar recursos informatizados na atividade docente;
  • Estabelecer parcerias para troca de experiências e conhecimentos sobre tecnologia e educação;
  • Divulgar resultados de pesquisas e estudos em congressos e periódicos da área educacional;

Pesquisadores envolvidos:

    * Sílvio Henrique Fiscarelli (Coordenador-área de Educação)

    * Luiz Antonio Andrade de Oliveira (Coordenador-área de Química)

    * Maria Helena Sebastiana Sahão Bizelli

    * Olga Maria Mascarenhas de Faria Oliveira

    * João Olímpio Tognolli